Meu Livro digital

Liderança – 1ª parte

Todos nós queremos ser líderes melhores, mais assertivos e eu ousaria dizer infalíveis; mas já de cara digo que infalíveis, nunca seremos; pois nunca atenderemos as expectativas de todos. Mas é fato que podemos errar o menos possível com todos. 

Mas antes de falar sobre os princípios de liderança, te dar dicas e sacadas; como de praxe, vamos a história da Jennifer. 

Ela fazia parte de uma comunidade de forma integral e ativa; porém ao ter problemas de ordem pessoal, não pode continuar frequentando a mesma e foi quando a decepção veio. O seu líder e nenhuma das pessoas que faziam parte do grupo a foram procurar para prestar assistência ou saber o porquê de seu sumiço. 

Então Jennifer passou a ter uma outra postura, passou a fazer parte de outras comunidades, porém não de forma ativa como dantes; até que voltou a se firmar em uma determinada comunidade cujo líder segundo palavras dela: “era distante e frio”, não lhe dando novamente a assistência devida.  

Assim sendo suas reclamações eram sempre as mesmas, seus líderes não lhe prestavam a assistência que ela almejava. 

Foi quando comecei a prestar atenção aos movimentos dela e percebi algo fundamental que muitos não se dão conta. “Para ser um bom líder, primeiro precisamos ser excelentes liderados” 

Jennifer era comunicativa estava em todas as comunidades/grupos; mas no meu ponto de vista de fato não fazia parte de um e quando digo fazer parte de um, digo, estar “presente”; desta forma nenhum líder podia de fato contar com ela. 

Trabalho desenvolvendo liderança a pelo menos 20 anos, e algumas perguntas retóricas eu gostaria de te fazer: 

  • Qual foi a última vez que você de fato se preocupou com os problemas de seu líder? Percebo que hoje as pessoas nos perguntam como estamos, simplesmente como força de expressão e não porque de fato querem saber como estamos. 
  •  Qual foi a última vez que você presenteou seu líder, sem a intenção de “puxar saco” e ainda digo mais, sem ser seu aniversário? 
  • Quando seu líder estar com problemas e precisa de ajuda, será que seu nome é o primeiro, o último ou talvez nem lhe vem à mente? 

É claro que existem inúmeras perguntas que não caberiam ser mencionadas aqui. 

Costumo dizer que: “me orgulho em saber que meus amigos sabem que podem contar comigo.” 

Talvez você me diga, ah! Valdilene meus amigos também sabem disto. Mas enquanto você não entender que seu líder e seus amigos têm funções diferentes em sua vida e as “as vezes” seu líder mais importante que seus amigos; pois eles (seu líder) têm a função de te levar a um nível superior e este papel nem sempre o amigo o faz. 

Um grande erro que muito liderados/colaboradores fazem é olhar para o líder como um adversário e este é um ou o maior erro que podemos cometer. 

Como lição de casa, aproxime-se de seu líder e passe a se importar com ele(a) como pessoa e esteja disponível dentro de uma relação saudável. 

Deixe aqui nos comentários como foi esta experiência e até a próxima semana. 

Amo lidar com pessoas, adoro esportes, teatro, um bom papo, tenho o casamento dos sonhos, amigos dos quais não abro mão.E acima de tudo; uma fé incondicional no Criador de todas as coisas e no qual me deu o privilégio de trabalhar fazendo aquilo que amo e que sei que é minha missão de vida.Como disse Friedrich Nietzsche: "Quando se estar com contato com a natureza, você se torna um com ela".Talvez seja por isto que amo estar junto dela.

×

Olá!

Clique aqui para conversar com um de nossos representantes no WhatsApp.
×