Planejamento Estratégico

Eu já tive vários negócios de forma informal e como disse Thomas Edison: “Descobri várias formas de como as coisas não funcionam” (por isto me identifico com a Fátima) e no meu caso como de muitos empreendedores que conheço, o motivo é o mesmo e muito simples; não possuem “Um Plano de Negócios” e muito menos um Planejamento Estratégico.  

Como disse Lewis Carroll: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” E digo que qualquer caminho fará você chegar a qualquer lugar, até mesmo ao indesejado. 

Em minha pequenina experiência como empreendedora (20 anos) e também trabalhando com executive e business coaching (a 4 anos) o que faz uma empresa quebrar não são apenas as questões financeiras e sim as mencionadas acima. 

Vivemos em um país em que todos se julgam empreendedores, automaticamente após serem demitidos de seus trabalhos formais, e não irei entrar neste mérito. Não importa se você está querendo empreender, começando a, recomeçando ou com uma empresa totalmente estruturada. 

O problema da Fátima é que além de não ter um modelo de negócio ela não entendia que precisava ter de forma concisa uma pesquisa de mercado. Ou seja, ela precisava estudar, e muito. 

Para ser um engenheiro, um médico, um advogado por exemplo; precisa-se estudar e porque para ser empreendedor de sucesso, seria diferente? 

Olhando para nossa vida pessoal quantos planos já fizemos e tivemos que fazer alguns ajustes no decorrer da jornada; no ramo empresarial é de igual forma; você naturalmente fará algumas ou várias adaptações em sua empresa, produto e em si mesma; e precisamos estar atentas a isto.  

Infelizmente o Mercado não é estático e por isto, precisamos estar em constante aperfeiçoamento; precisamos saber de tudo um pouco e sendo ousada; precisamos estar à frente do Mercado. 

Eu desconheço alguém que goste de mudanças; e elas são para os fortes. As vezes precisamos mudar até mesmo de ramo, mas meu conselho é que não se faça nada sem muito estudo e planejamento. 

Falando de 4 passos básicos para ter uma empresa de sucesso; tenha um plano de negócios, saia da informalidade, tenha um mentor (falaremos sobre em um outro momento) e invista em marketing. 

Você sabe o que todo executivo de sucesso tem em comum? Um coach/mentor em sua vida ou empresa. 

Espero que este mês, esta experiência que a Fátima teve com sua amiga; tenha te ajudado a crescer um pouco mais. 

Espero ter acrescentada algo de positivo em sua vida e agora chegou a sua vez de me ajudar a crescer. 

Me diga em que valeu a penas as histórias, experiencias, conselhos, dicas e sacadas para você? 

Se o Criador de todas as coisas nos permitir, no próximo mês falaremos sobre liderança.  

Até lá… 

Próximos posts